Você sabe o que é Hepatite B?

Você sabe o que é Hepatite B?

Você sabe o que é Hepatite B?
Ela é uma  doença transmitida pelo vírus VHB (ou HBV), da família Hepadnaviridae (também conhecida por "soro-homóloga" e tem preferência por hepatócitos (células do fígado),  resultando em uma inflamação no òrgão. Todo cuidado é pouco, pois o vírus pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias, tendo o período de incubação em média, de 1 a 4 meses. 
O vírus é transmitido pelo contato com o sangue ou fluídos corporais de uma pessoa infectada, sendo até 100 vezes mais infeccioso que o vírus HIV. Esse tipo representa um risco especialmente para as pessoas que trabalham com atendimento hospitalar. Sendo a variação mais grave da doença hepatite, pode levar a morte por cirrose hepática e câncer no fígado. Cerca de 600 mil pessoas morrem todos os anos vítimas da hepatite B.
 As células do fígado podem ser atingidas pelo vírus diretamente ou então pelo sistema de defesa que na tentativa de combater a infecção pode acabar sofrendo um processo inflamatório crônico. 
No Brasil, 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica. Nos locais de maior incidência da Hepatite B, estima-se que 8% a 25% das pessoas têm o vírus e 60% a 85% já foram expostas a ele. 
Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas estão infectados de forma crônica pela hepatite B (número duas vezes maior que os infectados pela hepatite C e 10 vezes superior aos infectados pelo HIV/AIDS).
De acordo com o CDC (Centro de Controle de Doenças), só nos EUAs ocorrem entre 140.000 a 320.000 novas infecções por ano pela Hepatite B.  A doença atinge 20 vezes dos que são contaminados com o HIV (em ambas as formas de contaminação são parecidas). 
Para o Ministério da Saúde, no estudo sobre hepatitves virais, a hepatite aguda B normalmente tem bom prognóstico: o indivíduo resolve a infecção e fica livre dos vírus em cerca de 90% a 95% dos casos. As exceções ocorrem nos casos de hepatite fulminante (<1% dos casos), hepatite B na criança (90% de chance de cronificação em menores de 1 ano e 20% a 50% para aquelas que se infectaram entre 1 e 5 anos de idade) e pacientes com algum tipo de imunodeficiência.

Aproximadamente 2 milhões de pacientes por ano morrem devido a complicações da doença. E cerca de 2 bilhões de pessoas que já entraram em contato com o vírus, 350 milhões são portadores crônicos da doença e 50 milhões de casos surgem por ano (dados da OMS).
Previna-se! Combata o vírus da Hepatite B mantendo a vacinação em dia,  elas são encontradas em centros de referência imunobiológica, clínicas especializadas e nos postos de saúde. No caso da hepatite B são necessárias três doses da vacina, com intervalos de aplicação pré-determinados. Amplamente recomendada para imunização de crianças, a vacina só deve ser ministrada a partir do primeiro ano de idade.